top of page

“O Golpe”, de Julien Gaspar-Oliveri, 2026

hikafigueiredo
há 3 horas
2 min de leitura

Filme do dia (16/2026) – “O Golpe”, de Julien Gaspar-Oliveri, 2026 – Enzo (Diego Murgia) e Carla (Romane Fringeli) são dois irmãos que vivem sós há anos. Subitamente, o pai dos irmãos, Anthony (Bastien Bouillon), reaparece. Enquanto Enzo tenta acolher seu pai, com vistas a uma reconstrução familiar, Carla, ao contrário, o repele com veemência. Lentamente, antigos traumas relacionais vão surgindo, abalando as frágeis estruturas da família.


 

Explorando os interstícios da vida familiar dos protagonistas, o filme francês retrata, com uma certa frieza, a fragilidade daquelas relações fraternas, pautadas em segredos e traumas passados. Desde os primeiros minutos de filme, percebemos que os protagonistas vivenciam um relacionamento contraditório, onde amor e ódio estão, intrinsicamente, presentes. Com a chegada do pai, o que já se revelava frágil, começa, paulatinamente, a esfacelar-se, revelando feridas não cicatrizadas e dores ancestrais não esquecidas. Ainda que o desmoronar emocional de Enzo seja apresentado de uma forma bastante cuidadosa, com um escalonamento convincente, confesso que os dramas vivenciados pelos irmãos na companhia do pai não me surpreenderam – a natureza dos traumas impostos a Enzo e Carla fica muito evidente desde muito cedo. O cerne do filme é, justamente, representar as consequências de tais traumas nos diferentes personagens – enquanto Carla mostra-se endurecida e revoltada, Enzo demonstra carência, fragilidade e uma desesperada busca por afeto e acolhimento. Tentando moldar um arremedo de família com um material apodrecido nas entranhas, Enzo frustra-se e sofre pela ausência absoluta de estruturas minimamente sólidas em sua fantasiosa construção. Diante da ausência de uma figura materna protetora, a presença fantasmagórica de um pai nefasto e a resistência de uma irmã nada disposta a fazer parte da ilusão do irmão, Enzo desfaz-se emocionalmente, com resultados estarrecedores. A atmosfera angustiante e sombria perpassa toda a obra, trazendo um tanto de desconforto ao espectador. Destaco, ainda, a câmera curiosa e insistente que, por vezes, assume um tom jornalístico ao aproximar-se rapidamente do objeto, quase sempre algum dos personagens, e o uso frequente de planos fechados, levando o espectador para dentro daquela situação. Quanto ao elenco, gostei do trabalho de Diego Murgia como o sofrido Enzo – seus sorrisos constantes, aliados a um olhar clemente, revelam muito mais sua dor interna do que qualquer alegria real; Romane Fringeli também está muito bem como Carla, a irmã indignada que rechaça pai e a tentativa vã do irmão em protagonizar uma família de propaganda de margarina; por fim, Bastien Bouillon interpreta o pai Anthony, sem muito brilho, mas que também não chega a estragar o desenrolar da trama. Eu diria que o filme tem bons momentos, mas não deixa de ser um drama francês mediano como tantos por aí. Primeiro filme visto na 50ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 
 
 

Comentários


bottom of page