• hikafigueiredo

"Os Eleitos", de Philip Kaufman, 1983

Filme do dia (44/2020) - "Os Eleitos", de Philip Kaufman, 1983 - EUA, 14 de outubro de 1947. Charles "Chuck" Yeager (Sam Shepard), um piloto de testes da aeronáutica norte-americana, quebra, pela primeira vez na história, a barreira do som, pilotando um avião Bell X-1, abrindo caminho para o programa espacial norte-americano, implantado anos depois, oportunidade em que foram selecionados sete pilotos com vistas a vôos espaciais tripulados.





A obra acompanha desde o desenvolvimento de aviões supersônicos, ainda na década de 40, até o fim do Projeto Mercury, em 1963, primeiro projeto do programa espacial norte-americano, que tinha como objetivo levar o homem ao espaço através de vôos tripulados em aeronaves desenvolvidas pela NASA. Começando dos "primórdios dos primórdios" da exploração espacial promovida pelos EUA, o filme é quase uma homenagem aos pilotos que abriram os caminhos para a conquista do espaço - não apenas dos pilotos de aeronaves espaciais, mas, também, dos "simples" pilotos de testes da aeronáutica que davam a vida pela pesquisa relacionada ao desenvolvimento da aviação. A obra é, desde o princípio, envolvente e emocionante, e o espectador nem sente a passagem das 3h13min de duração da história. O formato da narrativa é bastante tradicional, linear e cronológica, mas o conteúdo é tão interessante e tenso - pilotos, na época, morriam como moscas, nas centenas de testes que eram realizados para a melhoria das aeronaves - que isso não faz a mínima diferença para o filme. A obra conta com efeitos especiais de qualidade, que não envelheceram quase nada nesses trinta e sete anos do filme e ainda hoje colaboram para seu sucesso junto ao espectador. A obra, ainda, aproveita gravações e filmagens históricas incorporando-as à narrativa e, muitas vezes, misturando-as com as filmagens dos atores do filme. Tecnicamente, o filme é incrível e mereceu os Oscares de Mixagem de Som, Montagem e Edição de Som que recebeu (além do Oscar de Melhor Trilha Sonora). No elenco, atores de peso como Ed Harris como John Glenn, Scott Glenn como Al Shepard, Dennis Quaid como Gordon Cooper e Barbara Hershey como Glennis Yeager. Mas, definitivamente, o ator que se sobressai é Sam Shepard como o fodástico "Chuck" Yeager (não sei se por sua interpretação ou só porque o personagem é incrível mesmo!). Olha, o filme é muuuuuuito legal e, para mim, mais emocionante do que o recente "O Primeiro Homem" (2018), que trata do projeto espacial da NASA seguinte (Projeto Gemini). Recomendo pacas.

PS - Depois de assistir ao filme, vale a pena pesquisar sobre Charles Yeager e descobrir o que houve com ele (antes não porque é spoiler! rs).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo